Tesauro de Ética, Política e Epistemologia para Estudos de Informação

Cibernética

Cibernética

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Essa palavra significa propriamente arte do piloto, mas foi usada pelo americano Wiener para designar "o estudo das comunicações e, em particular, das comunicações que exercem controle efetivo, com vistas à construção das máquinas calculadoras". Em sentido mais geral, a Cibernética é entendida hoje como o estudo de "todas as máquinas possíveis", independentemente do fato de que algumas delas tenham ou não sido produzidas pelo homem ou pela natureza. E, nesse sentido, oferece o esquema no qual todas as máquinas podem ser ordenadas, relacionadas e compreendidas. 

No entanto, as máquinas de que a Cibernética cuida são os autômatos ou seja, as que são capazes de realizar operações que, durante a execução, podem ser corrigidas, de tal modo que cumpram melhor seu objetivo. Essa correção chama-se retroalimentação (feedback). Como essa é a característica fundamental das operações realizadas pelo homem ou por qualquer ser inteligente, essas máquinas também são chamadas de inteligentes ou de cérebros eletrônicos, já que seu funcionamento se deve às propriedades físicas do elétron. 

A teoria da informação é parte integrante da Cibernética ou, de qualquer modo, está estreitamente ligada a ela.

Na Cibernética também podem ser distinguidos os seguintes aspectos: 1. esquema geral da informação; 2. medida da quantidade de informações; 3. condições que possibilitam a informação; 4. objetivos da informação.

A observação relativa à medida da quantidade de informação deu ensejo à teoria matemática da informação

Termos relacionados

Data de criação
02-Set-2020
Termo aceito
02-Set-2020
Termos descendentes
0
ARK
ark:/99152/t3q2n8vg0kw4z3
Termos específicos
0
Termos alternativos
0
Termos relacionados
4
Notas
2
Metadados
Busca
  • Buscar Cibernética  (Wikipedia)
  • Buscar Cibernética  (Google búsqueda exacta)
  • Buscar Cibernética  (Google scholar)
  • Buscar Cibernética  (Google images)
  • Buscar Cibernética  (Google books)