AZEVEDO, Maria Thereza de Oliveira ; ALMEIDA, Claudyanne Rodrigues de. Despolíticas e Desobediências: poéticas midiáticas de resistência a narrativas colonizadoras. Cadernos de estudos culturais, Campo Grande, MS, v. 2, p. 185-208, jul./dez. 2020. p. 189
"De acordo com o guia disponibilizado no site SaferLab, que tem como proposta estimular a produção de contranarrativas para o discurso de ódio e discriminação on-line, “quando a gente fala sobre contranarrativas, falamos de histórias que se opõem ou desconstroem um senso predominante” (SAFERLAB, 2020, p. 2).
'Contranarrativas para o discurso de ódio são maneiras de se opor e desconstruir narrativas comuns de discriminação e intolerância, mas vão além e têm uma abordagem propositiva, focando no diálogo, na igualdade, no respeito às diferenças e na liberdade. Isso pode ser feito com fatos, dados, humor, sensibilidade, humanidade e experiências que possibilitem experimentar diferentes pontos de vista. Provocar empatia é um dos objetivos. (SAFERLAB, 2020, p. 2)'"