Tesauro de Ética, Política e Epistemologia para Estudos de Informação

Escravidão

Escravidão

ABBAGANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

 

Segundo Abbagnano, para Aristóteles a Escravidão é uma das divisões naturais da sociedade. Santo Tomás, referenciando Aristóteles, "dizia: 'que um homem seja escravo e não outro é coisa que, de um ponto de vista absoluto, não tem razão natural, mas só razão de utilidade, porquanto é útil ao escravo ser governado por um homem mais prudente, e é útil a este último ser ajudado pelo escravo' (S.Th. II, 2, q. 57, a 3, ad 2º). O modo como Hegel comenta a figura servo-senhor em Fenomenologia do espírito obedece ao mesmo espírito de justificação. O senhor é a autoconsciência do escravo e o escravo é o instrumento que elabora os objetos, a fim de que o senhor usufrua e, desse modo, ele próprio participe, por mediação, da fruição do objeto, assim como, por mediação, o senhor participa da produção dele (Phãnomen. des Geistes, I. IV, A; trad. it., pp. 168 ss)."

"Por outro lado, o cristianismo tornara insignificante a Escravidão e, em um certo sentido, a sua condenção. Uma vez que tanto o judeu quanto o grego, tanto o servo quanto o homem livre, tanto o homem quanto a mulher 'fazem uma só coisa em Jesus Cristo' (Gal., III, 28), n]ao é importante ser escravo ou livre, mas ser 'liberto do Senhor' (I Cor., VII, 21-22)". Porém, no mundo antigo, apenas os estóicos condenavam a Escravidão.

Foi a filosofia iluminista, no mundo moderno, que apresentou "a noção de Escravidão como absurda e repugnante: sua defesa da noção de igualdade significa a condenação da Escravidão em todas as suas formas e graus" (ABBAGNANO, 2007, p. 347).

Termos relacionados

Data de criação
02-Set-2020
Termo aceito
02-Set-2020
Termos descendentes
0
ARK
ark:/99152/t30pk7wepx5nly
Termos específicos
0
Termos alternativos
0
Termos relacionados
1
Notas
2
Metadados
Busca
  • Buscar Escravidão  (Wikipedia)
  • Buscar Escravidão  (Google búsqueda exacta)
  • Buscar Escravidão  (Google scholar)
  • Buscar Escravidão  (Google images)
  • Buscar Escravidão  (Google books)