Tesauro de Ética, Política e Epistemologia para Estudos de Informação

Liberdade

Liberdade

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

 

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco (org.). Dicionário de política. Brasília, Df: Universidade de Brasília, 1998.

Segundo Abbagnano, o termo Liberdade possui "três significados fundamentais, correspondentes a três concepções que se sobrepuseram ao longo de sua história e que podem ser caracterizadas da seguinte maneira: 1. Liberdade como autodeterminação ou autocausalidade, segundo a qual a Liberdade é ausência de condições e de limites; 2. Liberdade como necessidade, que se baseia no mesmo conceito da precedente, a autodeterminação, mas atribuindo-a à totalidade a que o homem pertence (Mundo, Substância, Estado); 3. Liberdade como possibilidade ou escolha, segundo a qual a Liberdade é limitada e condicionada, isto é, finita. Não constituem conceitos diferentes as formas que a Liberdade assume nos vários campos, como por exemplo Liberdade metafísica, Liberdade moral, Liberdade política, Liberdade econômica, etc. As disputas metafísicas, morais, políticas, econômicas, etc, em torno da Liberdade são dominadas pelos três conceitos em questão, aos quais, portanto, podem ser remetidas as formas específicas de Liberdade sobre as quais essas disputas versam" (ABBAGNANO, 2007, p. 605-606).

Segundo Felix E. Oppenheim, no dicionário de política organizado por Bobbio, Matteucci e Pasquino, "o conceito de Liberdade se refere com maior frequência à Liberdade social. Esta conceituação precisa ser bem discriminada com relação a outras significações da palavra, quer em sentido descritivom, quer em sentido valorativo. As definições descritivas de Liberdade caracterizam situações identificáveis empiricamente e podem ser aceitas por qualquer pessoa, independentemente dos pontos de vista normativos de cada um no que diz respeito à Liberdade. A Liberdade em sentido valorativo é utilizada mais a nível de exortação do que de descrição; consequentemente, apresenta diferentes significações, conforme os diferentes modelos éticos que inspiram os autores."

"O conceito de Liberdade interpessoal ou social se refere às relações de interação entre pessoas ou grupo, ou seja, ao fato de que um ator deixa outro ator livre para agir de determinada maneira" (BOBBIO, MATTEUCCI; PASQUINO, 1998, p. 708).

Termos relacionados

Data de criação
09-Set-2020
Termo aceito
09-Set-2020
Termos descendentes
0
ARK
ark:/99152/t37mg85d7j5ydj
Termos específicos
0
Termos alternativos
0
Termos relacionados
2
Notas
2
Metadados
Busca
  • Buscar Liberdade  (Wikipedia)
  • Buscar Liberdade  (Google búsqueda exacta)
  • Buscar Liberdade  (Google scholar)
  • Buscar Liberdade  (Google images)
  • Buscar Liberdade  (Google books)