Tesauro de Ética, Política e Epistemologia para Estudos de Informação

Interpretação

Interpretação

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007. p. 579.

"Em geral, possibilidade de referência de um signo ao que ela designa, ou também a operação através da qual um sujeito (intérprete) estabelece a referência de um signo ao seu objeto (designado). Aristóteles denominou I. o livro em que estudou a relação entre os signos lingüísticos e os pensamentos e entre os pensamentos e as coisas."

"Nesta concepção, a I. é a referência dos signos verbais aos conceitos (as "afeições da mente") e dos conceitos às coisas. As características dessa doutrina podem ser assim fixadas: \- a I. é um evento que acontece "na alma", um evento mental; 2a o signo verbal ou escrito é diferente da afeição da mente ou do conceito e se refere a este; 3a a relação entre signo verbal e conceito é arbitrária e convencional, ao passo que a relação entre o conceito e o objeto é universal e necessária."

"Foi só na filosofia contemporânea que se propôs outra alternativa, qual seja, de hábito ou comportamento. [...] Peirce, que entendeu a I. como um processo triádico que se dá entre um signo, seu objeto e seu interpretante, constituindo este último a relação entre o primeiro e o segundo termo (Coll. Pap., 5.484)"

Termos relacionados

Data de criação
19-Jul-2022
Termo aceito
19-Jul-2022
Termos descendentes
0
ARK
ark:/99152/t3xj4vplrdw2q8
Termos específicos
0
Termos alternativos
0
Termos relacionados
1
Notas
2
Metadados
Busca
  • Buscar Interpretação  (Wikipedia (ES))
  • Buscar Interpretação  (Google búsqueda exacta)
  • Buscar Interpretação  (Google scholar)
  • Buscar Interpretação  (Google images)
  • Buscar Interpretação  (Google books)