HERSCOVICI, Alain. Economia da Informação, Redes Eletrônicas e Regulação: Elementos de Análise. Revista de Economia Política, v.24, n.1, 2004. p. 105-106.
"A Economia da Informação liderada por Akerlof e Stiglitz mostra que o sistema de preços não constitui um sinal eficiente e que, contrariamente ao mainstream, existem assimetrias da informação. As assimetrias da informação são estudadas em função da natureza do sistema de preços de mercado, das especificidades dos bens e dos comportamentos dos agentes.
i) Em um universo no qual existem custos para adquirir certos tipos de informações, existem dois tipos de agentes: os que vão pagar esse custo (os informados) e os que não vão procurar esta informação (os não-informados). O equilíbrio se caracteriza pelo fato de que o sistema de preços permite transferir a informação dos informados para os não-informados; a informação seria um bem indivisível e
produziria, assim, externalidades positivas. A eficiência do sistema de mercado permite atingir esse equilíbrio.
ii) Em certos casos, o sistema de preços não tem condições de fornecer todasas informações a respeito da qualidade dos produtos.
iii) Uma situação de seleção adversa existe quando, ex ante, um das partes detém mais informações que a outra: existe uma renda informacional, por parte de certos agentes, que permite se apropriar de uma renda extra."