ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofi, 5ª - São Paulo: Martins Fontes, 2007. p. 118.
"Conjunto dos fundamentos tradicionalmente considerados como típicos da doutrina de Descartes e aos quais se faz habitualmente referência tanto no sentido de aceitar quanto de refutar. Podem ser resumidos do seguinte modo: 1º caráter originário do cogito como auto-evidência do sujeito pensante e princípio de todas as outras evidências; 2° presença das idéias no pensamento, como únicos objetos passíveis de conhecimento imediato; 3º caráter universal e absoluto da razão que, partindo do cogito e valendo-se das idéias, pode chegar a descobrir todas as verdades possíveis; 4º função subordinada, em relação à razão, da experiência (isto é, da observação e do experimento), que só é útil para decidir nos casos em que a razão apresenta alternativas equivalentes; 5º dualismo de substância pensante e substância extensa, pelo qual cada uma delas se comporta segundo lei própria: a liberdade
é a lei da substância espiritual; o mecanismo é a lei da substância extensa."